14 de maio: Aniversário do mestre Seiichi “Shikan” Akamine [+ matéria da revista Kiai]

O dia 14 de maio marca o aniversário do mestre Seiichi Akamine (nome artístico em japonês Yoshitaka ou em chinês Shikan), nascido em 1920 na cidade de Naha, Okinawa. Akamine é um dos pioneiros do Karate no Brasil e América do Sul, tendo fundado a primeira escola legalmente estabelecida do País, a Associação Brasileira de Karate (ABK). Também é considerado introdutor do estilo Goju-Ryu no Brasil, apesar de ter um currículo um pouco diferente das escolas mais tradicionais dessa linhagem.

O Goju-Ryu de Shikan Akamine é oriundo de Kanki Izumikawa e seu mestre, Seiko Higa, que foi aluno de Kanryo Higaonna e Chojun Miyagi. Também tinha amizade com Seiken Shukumine (Gensei-Ryu) e treinou com Kanbun Uechi (Uechi-Ryu). Algumas fontes dizem que ele teve contatos com mestres da linhagem Shuri-Te, como Chomo Hanashiro, Kentsu Yabu e Chotoku Kyan.

A minha linhagem do Karate tem raízes com Shikan Akamine, pois ele foi o primeiro mestre do meu saudoso sensei Tsunioshi Tanaka, fundador da Associação Karate-Do Tanaka. Leia um pouco mais sobre isso neste link. Nossa organização posteriormente seguiu por outros caminhos, representando o Kyokushinkai (Mas Oyama) e o Seido Juku (Tadashi Nakamura) na América do Sul, incorporando um pouco de cada uma dessas escolas.

Elementos do Karate de Shikan Akamine sobreviveram em nosso dojo na forma de versões características de alguns katas e também por exercícios criados por ele. É dito que o kata favorito deste mestre era o Seyunchin/Seonchin/Seienchin. Quando mestre Tanaka me ensinou este kata, relatava detalhes transmitidos por Akamine. Este foi o último kata que o mestre Tanaka me ensinou antes de falecer, então para mim é duplamente significativo.

Shikan Akamine faleceu 18 de julho de 1995, em São Paulo. Sou grato a este mestre pelas raízes okinawanas do meu Karate.


Leia também: Arquivo: Um pouco sobre o mestre Seiichi (Shikan) Akamine

Para fins de preservação, compartilho abaixo matéria da extinta revista Kiai (edição nº 35, ano 2000) contando um pouco da história do mestre Akamine: