Kanki Izumikawa, Pioneiro do Goju-Ryu no Japão

Tradução do  texto publicado originalmente em inglês no Facebook por Filip Konjokrad, autor dos livros History and Stories of Goju-Ryu e Goju-Ryu Toudi Jutsu Nyumon. A escola fundada por Izumikawa tem um interessante legado dentro do Goju-Ryu por sua linhagem ligada a Seiko Higa, que vale a pena conhecer.


Por Filip Konjokrad, 26 de agosto de 2020

Kanki Izumikawa foi um mestre de Goju-Ryu que estabeleceu o dojo Senbukan em Kawasaki, Japão, em 1939. O Senbukan foi o primeiro dojo de Goju-Ryu de Okinawa no Japão continental. Na época, o Goju-Ryu já havia sido apresentado à ilha principal, mas Izumikawa sensei foi o primeiro professor de Goju-Ryu de Okinawa a se mudar para o Japão e estabelecer um dojo permanente. Hoje continua sendo o dojo mais antigo de Goju-Ryu.

Kanki Izumikawa nasceu em Okinawa em 1908 em uma família de classe alta. Ele foi apresentado ao básico do Te por seu avô, que era aluno de Sokon Matsumura. Mais tarde, em sua juventude, ele estudou Naha-te com Juhatsu Kyoda, um aluno sênior direto de Kanryo Higashionna. Mais tarde, Kyoda seria o fundador do estilo de Karate To’on-Ryu. Em 1928, Izumikawa foi apresentado a Seiko Higa, que se tornaria seu principal professor. Seiko Higa era originalmente também um aluno de Kanryo Higashionna e o aluno mais antigo do fundador da Goju-Ryu, Chojun Miyagi. Kanki Izumikawa e Seiko Higa viajaram para Saipan e ensinaram Karate por dois anos, entre 1935-1937. Após seu retorno, Izumikawa foi presenteado com o Bubishi de Seiko Higa para copiar à mão. A transmissão do Bubishi de professor para aluno era uma espécie de certificado de maestria na época e a tradição continua na linha de Izumikawa hoje. No ano seguinte, em 1938, mudou-se para Kawasaki.

Em 1942, Kanki Izumikawa foi reconhecido pelo Dai Nippon Butokukai e recebeu o título de Renshi, o mesmo que outros mestres notáveis ​​como Kenwa Mabuni, Gichin Funakoshi. Após a guerra, a reputação do Senbukan se espalhou e mais estudantes começaram a ingressar. Alguns dos alunos mais notáveis ​​foram Sosui Ichikawa, Busen Arakawa, Tsutomu Takato, Hyotaro Harada, que abriram filiais do dojo Senbukan. O Goju Ryu se espalhou pelo Senbukan por toda a região de Kanto, no leste do Japão, e ao norte até Sendai e a oeste até Nagoya. A popularidade era tanta que, durante a vida de Izumikawa, até mesmo os alunos de seus alunos administravam dojo por conta própria no início dos anos 60.

Kanki Izumikawa com Busen Arakawa e Ryoichi Yanase no Havaí, em 1964

Em 1957, Izumikawa foi homenageado com o título máximo de Hanshi pelo Dai Nippon Butokai. Ele foi fundamental na fundação do Nihon Karate do Rengokai e atuou como conselheiro. Ele também foi conselheiro de Ryukyu Kobudo Hozon Shinkokai de Shinken Taira sensei e era shihan de Ryukyu Kobudo que aprendeu com seu irmão mais velho. Ele viajou duas vezes para o Havaí para ensinar Karate Goju-Ryu e levou com ele seus alunos mais antigos, Busen Arakawa e Ryoichi Yanase. O Senbukan do Havaí foi estabelecido por Kenneth Murakami e George Miyasaki, que treinou com Kanki Izumikawa no honbu Senbukan durante a década de 1950.

Katsuya Izumikawa, o terceiro e atual chefe do Senbukan dojo

Em 1967, Izumikawa sensei faleceu aos 59 anos. O dojo Senbukan foi herdado por seu filho mais velho Kanbun Izumikawa, que sucedeu seu pai. Após a morte de Izumikawa, praticamente todos os alunos veteranos se tornaram independentes e fundaram suas próprias organizações. Os dois principais que permaneceram no Senbukai foram Hyotaro Harada e Satoru Suzuki. Em 1982, Kanbun Izumikawa também faleceu e o dojo foi herdado pelo segundo filho de Kanki Izumikawa, Katsuya Izumikawa. Até hoje ele continua a ensinar e preservar o Goju-Ryu de seu pai, que foi herdado de Seiko Higa. Além disso, Katsuya Izumikawa é um mestre de Daito-Ryu Aiki Jutsu, que aprendeu com Keisetsu Yoshimaru e um shihan de Ryukyu Kobudo. Yoshimaru foi originalmente um aluno de Kanki Izumikawa e classificado como 4º dan em Goju-Ryu antes de treinar Daito-Ryu com Sagawa.

A influência de Kanki Izumikawa sobre o Goju-Ryu no Japão continental foi muito forte e hoje existem muitos dojo no Japão que podem traçar sua linhagem até o Senbukan. Durante sua vida, Kanki Izumikawa não cedeu ao crescente Karate esportivo e se agarrou aos métodos tradicionais de Goju-Ryu que aprendeu em Okinawa. Apesar de ser muito conhecido e respeitado em sua época, infelizmente seu nome raramente é falado nos círculos Goju-Ryu fora do Japão.