#100KataChallenge2021

Hoje, 25 de outubro, é uma data especial para todos os karateka: é o Karate No Hi, Dia Mundial do Karate, estabelecido em 2005 pela prefeitura de Okinawa. A data foi escolhida porque foi quando, em 1936, uma importante reunião de mestres ocorreu para definir os rumos da arte, inclusive discutir a mudança do nome “Tōdī” para “Karate-Dō”.

Uma das formas de celebrar a data ao redor do mundo é o já tradicional Desafio dos 100 Kata (100 Kata Challenge), que foi proposto em 2014 por James Pankiewicz, dono do famoso Dojo Bar e do Asato Dojo, em Okinawa. Não tem muitas restrições ou regras: é só fazer os seus kata em tributo ao Karate! Podem ser várias repetições do mesmo kata ou fazendo kata variados até chegar nos 100. Se você só conseguir fazem menos repetições, o que vale é a intenção.

Esse é o terceiro ano que eu participo. Ontem (domingo) fiz 35 kata, 30 deles repetidos 3 vezes cada e os 5 restantes repetidos 2 vezes, o que somou 100 no final. No vídeo mostro um pouco do desafio. Companheiros meus do Muidokan Karate Kenkyukai pelo País também participaram fazendo os kata de acordo com a preferência de cada um. Foi muito gratificante participar mais uma vez, para me desafiar, repassar vários kata e fazer uma homenagem a essa arte que me faz tão bem!