Relato sobre Kentsu Yabu no Havaí, em 1927, descreve o Karate como ‘mistura de boxing e wrestling’

Recentemente, o karateka Gary Suley compartilhou com a comunidade do Karate dois registros históricos dignos de nota, apesar de não relatarem descoberta recente ou fatos desconhecidos. Tratam-se de dois recortes de jornal sobre uma apresentação que o mestre okinawano Kentsu Yabu (屋部 憲通,1866-1937), aluno de Sokon Matsumura e Anko Itosu, realizou no Havaí em 1927. Aparentemente é um dos primeiros registros do termo “Karate” feitos em inglês, antes mesmo da reunião de mestres que ocorreu em 1936 para mudar os kanji da arte de 唐手 (Tode/Karate, mão chinesa) para 空手 (Karate, mãos vazias).

Naquela época as duas leituras para  唐手, Tode ou Karate, eram usadas, dependendo muito das preferências e da formação, inclusive política, de quem falava. Pretendo abordar isso em um texto futuro, mas, basicamente, falar “Karate” era mais neutro ou ambíguo. Ao contrário de Okinawa, que por muitos anos foi influenciado culturalmente pela China, no Japão continental havia aversão às coisas chinesas. Considerando que Kentsu Yabu era um militar, alinhado à influência japonesa sobre Okinawa, e serviu na primeira guerra sino-japonesa, parece fácil imaginar por que o termo Karate foi utilizado. 

A apresentação citada nas notícias ocorreu durante uma estadia de Yabu no Havaí por quase nove meses, período em que ensinou Karate. Logo antes disso, em 1926, ele havia viajado para a Califórnia para o nascimento da quarta filha de seu primogênito, Kenden Yabu. Kentsu Yabu não ensinou Karate durante essa visita familiar.

Yabu no Havaí, 1927. Cortesia de Charles Goodin

Durante seu período no Havaí, Kentsu Yabu deu duas demonstrações públicas no Nuuanu YMCA. A primeira foi menor, no final de março, essencialmente uma palestra para o Thursday Luncheon Club. A segunda, sobre a qual os recortes de jornal se referem, foi realizada em 8 de julho (sexta-feira) para uma grande e “impressionada” platéia (artigo do Journal of Combative Sport diz que foram cerca de 200 pessoas). Os recortes, do jornal The Honolulu Advertiser, são do anúncio da apresentação e do relato feito no dia seguinte ao evento.

No jornal, é dito que os seguintes kata foram apresentados no evento: Kusanku, Gojushiho, Naihanchi, Sanchin, Pinan e Passai. Essa relação é interessante porque há certa controvérsia sobre quais katas Yabu praticava. Os cinco citados que são comumente classificados como “Shuri-Te” (dez katas, se considerar que Pinan é uma série de cinco), já foram confirmados por outros registros, entre eles os relacionados a seu aluno que veio para o Brasil, Motoku Yabiku. Yabiku ensinou pelo menos Pinan, Naihanchi, Gojushiho e Kusanku. Apenas Sanchin (geralmente relacionado ao “Naha-Te”) parece um ponto fora da curva na lista da apresentação de Yabu.

Um outro detalhe muito relevante desses recortes é a forma como o Karate é descrito: “mistura de boxing e wrestling” e combinação dos “melhores pontos do ‘jujutsu’ japonês e do boxing”. Não sabemos quem escreveu as notícias, provavelmente um funcionário do jornal, então a descrição pode parecer simplista. De qualquer forma, certamente não é uma descrição que alguém na mesma situação, mesmo sendo leigo, faria vendo uma apresentação do Karate que estava se popularizando nas universidades do Japão neste mesmo período ou mesmo a interpretação moderna difundida atualmente pelo mundo. Isso se deve porque houve um processo de modificação em que muitos conceitos originais foram ensinados para poucos, deixados em segundo plano, mal interpretados ou simplesmente omitidos.

Dentro dessas descrições simplistas do jornal há mais uma evidência, entre outras históricas, de algo que deveria ser conhecimento comum, de que Karate é muito mais que socos e chutes. É uma arte originalmente criada para defesa pessoal civil e, portanto, usa tudo que for necessário nesse sentido, de forma integrada, incluindo técnicas denominadas “grappling” ou “luta agarrada”. Tudo é parte integral do que é Karate, simples assim. Inclusive, descrições similares estão presentes em outras fontes, como no livro Ryukyu Kenpo Tode (1922), de Gichin Funakoshi, e em artigo de 1949 sobre Kanken Toyama (Oyadomari).¹

Obviamente, contextos e objetivos diferentes requerem abordagens diferentes. Isso também é evidenciado pela explicação dada por Yabu durante o evento, de que o jujutsu é uma “arte de arremessar e conter” enquanto no Karate “golpes são acertados com o punho cerrado mirando em pontos vitais como o plexo solar, ponta da mandíbula e outros centros nervosos”. Karate não é jujutsu, judo ou wrestling. Karate é Karate. 

A forma como nossa arte usa os elementos de grappling, para facilitar e potencializar as técnicas concussivas, está diretamente ligado com outros elementos técnicos e táticos que praticantes sérios da arte devem estudar, pesquisar e colocar em prática. São ensinamentos intrínsecos à arte transmitidos também por outros mestres, como Itosu, Funakoshi, Motobu, Mabuni e Miyagi, para citar alguns. O relato sobre Yabu reforça esses ensinamentos e evidências históricas, além de ser um registro importante de um período de transição do Karate antigo para o moderno.

Abaixo, tradução dos dois recortes de jornal. Um detalhe importante é que o sobrenome do mestre está grafado “Yabe” em vez de “Yabu”, por ser outra transliteração possível para 屋部. Era uma grafia comum usada em documentos da época, inclusive do filho Kenden, que estabeleceu sua família “Yabe” nos Estados Unidos.


The Honolulu Advertiser, manhã de quarta-feira, 6 de julho, 1927

Karate, novo esporte, é apresentado por ex-oficial militar

Mistura de boxing e wrestling; útil no combate corpo-a-corpo. será apresentado em Nuuanu Y na sexta-feira

Karate, uma mistura de boxing e wrestling recentemente adotado pelo exército e marinha do Japão, será apresentado em uma exibição pelo oficial reformado do exército, Tenente Kentsu Yabe, na sexta-feira, às 7:30 no Nuuanu Y.M.C.A. Oficiais de alta patente do exército e marinha dos Estados Unidos daqui foram convidados, também membros do time de baseball Waseda. Tenente Yabe irá falar sobre os vários movimentos no idioma japonês, mas haverá um intérprete para explicar em inglês o que está acontecendo.

Essa exibição certamente será interessante. É uma combinação de auto-defesa e ofensa no combate corpo-a-corpo e foi originada na prefeitura de Okinawa, ou Ilha de Ryu-Kyu, que está localizada ao sul do Japão.

Recentemente, Almirantes Togo e Yatsushiro e Tenente-General Horiuchi introduziram o Karate aos campos de treinamento da marinha e do exército japonês. Além disso, as escolas públicas de [ilegível] 43 prefeituras adotaram o Karate como um curso de treino físico regular.

Karate não apenas desenvolve a força física, mas também prepara um homem para uma emergência e é digno como um sistema de treino físico reconhecido pelas autoridades da marinha e exército do Japão. Desde que ele tem combinado os melhores pontos do “jujutsu” japonês e do boxing, é muito eficiente no combate corpo-a-corpo.

Essa será a primeira performance pública de Karate sob liderança do Tenente Kentsu Yabe.


The Honolulu Advertiser, manhã de sábado, 9 de julho, 1927

Karate, explicado diante de uma grande platéia no Nuuanu Y.M.C.A.

Método japonês de ataque e defesa apresentado por ex-oficial militar; é mistura de boxing e wrestling

Karate, o novo esporte adotado pelo Japão para o exército, marinha e nas escolas, foi mostrado para os moradores de Honolulu no Nuuanu Y.M.C.A. na noite passada pelo Tenente Kentsu Yabe, oficial reformado do exército japonês, diante de uma casa lotada.

Tenente Yabe explicou não só apenas a origem do esporte, mas seus propósitos, como segue:

“Comparado com o jiujitsu, karate é mais destrutivo. É uma arte de arremessar e conter e é lento comparado ao karate. Não são usadas armas de nenhum tipo e golpes são acertados com o punho cerrado mirando em pontos vitais como o plexo solar, ponta da mandíbula e outros centros nervosos. Ele possibilita que um homem pequeno se defender com sucesso em um conflito corpo-a-corpo com um adversário maior.”

Tenente Yabe afirmou que o boxing foi introduzido no Japão, mas ele duvidava se ele algum dia seria tão popular ou usado tão universalmente como o karate. Pernas e também os braços são postos em jogo.

As várias posições e poses do karate foram mostradas e descritas como segue: Kusanku, Goyushiko, Naihanchi, Sanchin, exercício preparatório, Pinan e Gojushiko, Passai, etc.

O discurso e exercício foram altamente agradáveis e instrutivos. A grande plateia pareceu estar devidamente impressionada com as possibilidades do esporte.


¹ Agradecimento a Aritomo Ito pela colaboração.