Sobre um pioneiro do Karate no Brasil: Mōtoku Yabiku, discípulo de Kentsū Yabu

Abaixo, compartilho a tradução de um post muito relevante sobre a história do Karate no Brasil. Trata-se de um texto escrito por Naoki Motobu, do Motobu-Ryu, e publicado originalmente em seu blog, em japonês e com tradução para o inglês feita por Andreas Quast. É um comentário sobre Mōtoku Yabiku (ou Yabiku Mōtoku, segundo a forma japonesa de sobrenome na frente), um praticante de Karate discípulo de Kentsū Yabu que emigrou de Okinawa para o Brasil.

Ao que parece, Yabiku foi um personagem importante da imigração okinawana para o nosso País e foi presidente da Associação Okinawa Kenjin no Brasil. Mas outro fato notável é que há indícios de que ele tenha sido a primeira pessoa a ensinar Karate por aqui. Prova disso, é um vídeo sobre o qual Motobu comenta em seu post. O vídeo foi publicado originalmente por meu amigo sensei Yudi Chinen, com a seguinte descrição: “Apresentação de Karate do meu Oji (avô), Gabriel Kokuba (ao centro), acompanhado por seu irmão Oscar Kokuba e Reiji Toguchi, orientados pelo Sensei Motoku Yabiku (ex-presidente do Okinawa Kenjinkai do Brasil) em 08/09/1951 – Ginásio do Pacaembu – São Paulo.”

A data do vídeo o coloca cronologicamente à frente de outros mestres pioneiros, geralmente citados como introdutores do Karate no Brasil, a saber Mitsuke Harada (que começou a ensinar aqui em 1956) e Shikan Akamine (1957). Consequentemente, esse também é muito provavelmente o registro mais antigo sobre Karate no País.

É fascinante como a tecnologia nos aproxima e dá acesso a fatos que poderiam de outra forma se perder para sempre. Essas pistas nos ajudam a compreender melhor sobre nosso passado e o que praticamos atualmente. Pretendo procurar mais informações sobre Mōtoku Yabiku e publicar eventualmente, quando tiver acesso a novos fatos.

Curiosidade: Meu saudoso mestre, Tsunioshi Tanaka, chegou a me contar que recebeu indicação sobre seu primeiro professor, Shikan Akamine, de um certo “Senhor Yabiku.” Tenho motivos para crer que se tratava de um familiar de Mōtoku Yabiku.

A tradução a seguir é feita com autorização do autor.


Yabiku Mōtoku – Discípulo de Yabu Kentsū

Eu acho que apenas algumas pessoas conhecem sobre Yabiku Mōtoku. A “Enciclopédia de Okinawa Karate e Kobudō” também não tem verbete sobre ele. Ele é alguém que estudou Karate com Yabu Kentsū na Escola Normal de Okinawa. A seguinte passagem é encontrada em “Karate Zuisō – Pensamentos Aleatórios sobre o Karate” recentemente introduzido por Yamauchi Seihin (Nota).

Entre aqueles que se tornaram excelentes alunos de Karate desse professor (Yabu Kentsū), havia Yabiku Mōtoku no quarto ano, Tōyama Kanken de Shūdōkan e Tokuda Anbun no terceiro ano, Sakihama Shūkō – o diretor de Kenpōkan – no segundo ano, voltando a Kinjō Hiroshi no ensino médio. Yabiku foi considerado o pai da emigração para o Brasil e também foi creditado com a expansão do Karate (no Brasil) (p. 25, 26).

Na citação acima, Yamauchi lista os nomes dos discípulos de Yabu sensei. Tōyama Kanken e Tokuda Anbun são ambos bem conhecidos hoje. Yabiku era o veterano (senpai) deles, mas como emigrou para o Brasil, sua existência foi esquecida no Japão. No entanto, Yabiku ensinou Karate no Brasil e, felizmente, um vídeo foi publicado no YouTube.

O idoso de óculos no começo do vídeo é (parece ser) Yabiku Mōtoku. Naihanchi é realizado a partir de 1 minuto e 50 segundos do vídeo. As fotos de Tōyama sensei diferem na postura inicial, mas uma coisa em comum são os Haishu-uchi e Naihanchi-dachi à moda antiga, com os joelhos abertos.

A propósito, quais são os exercícios realizados a partir dos 30 segundos? Talvez isso faça parte do Karate Taisō (Ginástica de Karate) ensinado na Escola Normal de Okinawa?

Alternativamente, também podem ser movimentos criados pelo referido Yabiku. No entanto, é sem dúvida um tipo de “ginástica” diferente dos exercícios básicos modernos em movimento (ido kihon) e dos exercícios básicos feitos parado no lugar (sonoba kihon). Em outras palavras, o Karate neste vídeo pode estar próximo da aparência inicial do Karate moderno.

Nesse sentido, lançar luz sobre Yabiku Mōtoku parece ser significativo para elucidar o processo de modernização do Karate.

Nota: Gekkan Karate-dō, edição de outubro, Karate Jihōsha 1956.


LEIA TAMBÉM:

Sobre a chegada do Karate no Brasil

Registro do Karate [Tode] no Brasil em 1919