Obrigado, mestre Tsunioshi Tanaka!

Em uma das últimas conversas que tive com meu mestre Tsunioshi Tanaka, a gente falava sobre fortalecer o dojo, sobre como ele queria se recuperar logo para retomar suas atividades. Eu disse a ele que estava comprometido com o Karate e continuaria firme nos treinos e nos estudos da arte para dar orgulho a ele. “Eu já tenho orgulho, senpai,” ele respondeu.

É bom saber que o mestre reconhecia meu esforço, mas o fato é que ele tinha muito mais a me ensinar, tanto que levaria uma vida inteira. Eu tive o privilégio estar com ele, auxiliá-lo da melhor forma que podia e ouvir com atenção suas palavras. Só lamento que esse tempo tenha passado tão rápido, de não poder ter feito mais.

Há quatro anos, eu o acompanhei no hospital e estava ao lado dele em seu último dia. Este dia e o seguinte foram dois dos piores dias da minha vida. Mas eu sei que ele permanece comigo enquanto eu seguir seu exemplo de viver com sinceridade, honestidade e desbravar o Karate com espírito inquieto de quem sempre pode se aprimorar.

Ao mesmo tempo que dói no meu coração todos os dias que ele não esteja fisicamente conosco, não poderia sentir mais orgulho e gratidão pelo legado e confiança que ele depositou em mim e em meus colegas. Nossa forma de retribuir é garantir que ele não seja esquecido e que a semente que ele plantou continue sendo cultivada e rendendo frutos.

Seguimos com o dojo da Associação Karate-Do Tanaka pois acreditamos no trabalho do nosso mestre e em seu valioso legado. Porque assim podemos deixar o mestre orgulhoso e garantir que seu nome atravesse gerações. E fazemos isso com dedicação e com a sinceridade no coração que ele tanto valorizava. O trabalho continua.

Sou privilegiado por ter treinado e recebido a faixa-preta do shihan Tsunioshi Tanaka, um nobre samurai e um dos grandes mestres do Karate brasileiro. Foi uma honra conhecê-lo e conviver com ele. Ele sempre será uma grande inspiração na postura que mantenho na vida e na forma como encaro os estudos em nossa nobre arte.

Obrigado, mestre, pelos ensinamentos, pelas broncas, pelas conversas e pela confiança. Sinto saudades de tudo isso. Aprender com você mudou minha vida.

Oss, kaicho!

______

Abaixo, vídeo que editei para a Associação Karate-Do Tanaka em homenagem ao mestre, no primeiro ano de seu falecimento:

______

Um breve resumo da trajetória do mestre Tsunioshi Tanaka

Publicado originalmente no site da Associação Karate-Do Tanaka

Tsunioshi Tanaka (田中 恒義), 7º dan, foi o fundador e diretor-presidente da Associação Karate-Do Tanaka. Nasceu em 14 de fevereiro de 1934, na cidade de Lins/SP, e faleceu em 18 de janeiro de 2017, em São Paulo/SP.

Era formado em Educação Física pela Faculdade de São Caetano do Sul, além de ter feito cursos na área de Ciência do Esporte, como “Educação Psicomotora no Esporte”, pela USP, entre outros. Tinha mais de 50 anos de experiência no Karate. Foi professor também de Karate como matéria complementar na faculdade de Educação Física de São Caetano do Sul. Foi diretor da Federação Paulista de Karate (FPK) e filiado à Federação Paulista de Karate Interestilos (FPKI).

Era filho de Masayoshi Tanaka e Tomo Tanaka, imigrantes japoneses da cidade de Masuda, na província de Shimane, que desembarcaram com familiares no porto de Santos em 1931 para trabalhar na lavoura no interior de São Paulo. Era o segundo entre seis irmãos. Aprendeu os valores cultivados nas artes marciais primeiro com seu pai, que foi instrutor de Kendo em sua terra natal.

Em 1963, Tsunioshi Tanaka, juntamente com vários membros, fundou a Associação Paulista de Karate, posteriormente renomeada como Associação Karate-Do Tanaka. Na época, o grupo de Tanaka era vinculado à Associação Brasileira de Karate (ABK) e tinha como mestre Shikan Akamine (Goju-Ryu). Alguns anos depois, foi convidado por Mas Oyama para representar o Karate Kyokushin no Brasil, sendo o primeiro introdutor desta escola no País.

Em 1970 viajou ao Japão para receber instruções diretas no Hombu Dojo. Também promoveu eventos, campeonatos e trouxe instrutores para o Brasil, além do próprio Oyama em mais de uma ocasião. para Em 1974, desligou-se do Kyokushin por discordância com algumas políticas da matriz. A Associação seguiu como organização independente a partir de então.

Entre 1994 e 2014, o mestre Tanaka representou a World Seido Karate Organization, de Tadashi Nakamura, outro ex-representante do Kyokushin com quem fez amizade durante sua visita ao Japão.

O mestre Tsunioshi Tanaka tinha grande preocupação em cuidar de seus alunos e incutir em cada um o Karate para a vida. Não para a violência e não para um se provar melhor que o outro, mas para que cada praticante fosse seu melhor para si mesmo e para os outros ao seu redor.

Ressaltava sempre os benefícios físicos e psicológicos da prática do Karate, procurando incutir nos alunos consciência a respeito disso. Falava também com frequência dos aspectos morais da arte, com ensinamentos valiosos para serem aplicados dentro e fora do dojo.

Ao longo da trajetória da Associação, kaicho Tanaka teve seu trabalho reconhecido e homenageado em várias ocasiões por chefes de estado, representantes da classe política e lideranças da comunidade oriental. Exemplo desse reconhecimento foi uma homenagem concedida ao mestre pela Câmara dos Deputados, na ocasião da celebração de 50 anos da Associação Karate-Do Tanaka.

Seu trabalho continua por meio de seu alunos, que mantém ativo o dojo onde a Associação foi fundada nos anos 60, localizado no bairro da Vila Prudente, em São Paulo/SP, com treinos todos os dias.