Shoshin Nagamine: As virtudes do Karate-Do

Tradução do texto publicado pelo Centro de Informações do Karate de Okinawa, em 3/7/2020. Trata-se de um discurso do mestre Shoshin Nagamine (1907-1997), fundador do Matsubayashi-Ryu, em uma demonstração em 1967. Apesar de curta, a fala de Nagamine Sensei resume o Karate como ferramenta do desenvolvimento humano, em consonância com outros mestres que falaram dos benefícios do Karate, como Funakoshi e Miyagi.


As virtudes do Karate-Do

Sem sucumbir a muitas pressões, o Karate-Do deixado por nossos ancestrais okinawanos foi cultivado por mais de mil anos e descobriu a verdade do “Karate ni sente nashi – Não há primeiro ataque no Karate”. Estou convencido de que a real paz no mundial será alcançada se a veracidade do “Karate ni sente nashi” for demonstrada sem mudanças tanto agora quanto no futuro.

As virtudes do Karate-Do:

– O Karate pode ser praticado sozinho, mas também pode ser praticado por muitas pessoas juntas.

– O Karate pode ser praticado livremente por qualquer pessoa, isso quer dizer que igualmente por crianças, idosos, homens e mulheres.

– O treino de Karate pode ser vigoroso ou leve, dependendo da força física do indivíduo.

– O treino de Karate pode ser feito mesmo em um espaço estreito.

– O Karate dá coragem a quem não tem e força de vontade a quem não tem.

– O Karate promove a saúde e dobra a eficiência no trabalho.

– O Karate tornará a vida mais brilhante, garantindo longevidade e paz.

Que país do mundo possui uma propriedade cultural tão ideal? É de admirar que, em uma nação insular tão pequena, através de uma longa história, o Karate tenha sobrevivido até os dias atuais, de acordo com as palavras dos ancestrais: “a verdade resiste aos ventos”.

10 de dezembro de 1967
1ª demonstração de Karate-Do Kobujutsu
Patrocinada pela All Okinawa Karate-Do Federation
Nagamine Shoshin, presidente da All Okinawa Karate-Do Federation
Trechos da saudação do presidente