O texto a seguir é uma tradução de dois artigos: um escrito por Jaromír Musil em 2006; e outro escrito por Kent Moyer em 2001, sendo esta a última entrevista com Eiichi Miyazato antes de seu falecimento, em 1999. Miyazato foi fundador da escola Jundokan de Goju-Ryu e aluno direto de Chojun Miyagi. Os artigos tocam em pontos delicados e polêmicos, mas meu intuito com essa tradução não é reavivar desavenças, mas facilitar acesso a um documento importante, com detalhes pertinentes sobre a história do Karate Goju-Ryu.
Fontes: Eiichi Miyazato (1921–1999) The Final Interview!
Eiichi Miyazato
por Jaromír Musil, 05 de outubro de 2006
No sábado, 11 de dezembro de 1999, Eiichi Miyazato faleceu em Okinawa, no Japão. Miyazato Sensei foi um dos maiores mestres de Goju-Ryu que treinaram diretamente com o fundador, Chojun Miyagi. Muitos mestres que vieram para os Estados Unidos contaram sobre a história de Goju-Ryu e sua formação. Mesmo que Eiichi Miyazato tenha falecido, sua memória viverá por muito tempo. Os alunos que treinaram em sua organização se lembram dele como uma pessoa que dizia as coisas como elas eram. Miyazato Sensei nunca procurou os holofotes das Artes Marciais ou queria ser famoso. Muitas pessoas que procuraram seu treinamento procuravam informações sobre a história do Goju-Ryu e tentavam entender as informações que estavam sendo contadas aos karateka de Goju-Ryu nos Estados Unidos. O que descobrimos foi que a versão de Miyazato era diferente da que nos foi dito.
Quem eram os estudantes veteranos de Chojun Miyagi?
Ao longo da história do Karate Goju-Ryu de Okinawa, está bem documentado quem foram os melhores alunos de Chojun Miyagi na época de sua morte em 1953. Houve muitos artigos em revistas e livros sobre a história do Karate Goju-Ryu escritos por estudantes dos alunos de Chojun Miyagi e outros grandes mestres. Em 1953, os nomes a seguir estão bem claros para nós com aqueles que eram estudantes veteranos de Miyagi sensei.
- Eram eles Seiko Higa (55 anos) -1898-1966;
- Meitoku Yagi (41 anos), 1912-2003;
- Eiichi Miyazato (30 anos) -1921-1999;
- Koshin Iha (28 anos) -1925 – 2010;
- Seikichi Toguchi (37 anos) -1917-1999.
É importante entender quantos anos eles tinham na época da morte de Miyagi sensei. Isso ajudará você a entender quem eram os veteranos e o relacionamento deles com Chojun Miyagi. Houve muitas tentativas de reescrever a história sobre quem era o sucessor de Chojun Miyagi e quem eram seus alunos mais antigos. Houve um instrutor de Goju-Ryu afirmando que ele treinou diretamente com Chojun Miyagi, sendo que não. Vários desses mestres que circularam esses boatos eram ex-alunos de Eiichi Miyazato.
O livro de Mark Bishop, “Okinawan Karate”.
Há um excelente livro, chamado “Okinawan Karate”. Este livro inclui todos os estilos de Karate de Okinawa e muitos grandes mestres de cada Ryu-ha. O Sr. Mark Bishop escreveu o livro em 1989. O Sr. Bishop passou dez anos pesquisando e entrevistou muitos dos mestres incluídos no livro. Mark Bishop é ex-aluno do mestre de Goju-Ryu Morio Higaonna. O Sr. Bishop escreveu vários excelentes artigos para a revista Fighting Arts (ver No. 82). Este é um artigo de suas memórias do Jundokan e de seu mestre instrutor, Eiichi Miyazato. Ele destaca seu treinamento no dojo Yoyogi em Tóquio e que seu professor Morio Higaonna o apresenta a seu professor em Okinawa, Hanshi Eiichi Miyazato, na sede da Jundokan. No livro de Bishop “Okinawan Karate”, ele fala sobre Miyazato Hanshi; “Atualmente, Miyazato tem cerca de 500 estudantes e afirma que, ao longo dos anos desde 1953, ele treinou mais de 12.000 karateka. Entre seus notáveis está o dinâmico Morio Higaonna, que dirigia um pequeno, mas muito respeitado dojo em uma parte sombria de Yoyogi em Tóquio, mas agora leciona em seu novo dojo em Tsuboya, Naha, Okinawa. Eu treinei por um ano no Yoyogi dojo e foi por meio da introdução de Higaonna que originalmente viajei para Okinawa e me matriculei no Jundokan de Miyazato, onde permaneci por cinco anos. ” O livro de Bishop é bastante preciso sobre a história do Karate Goju-Ryu.
Versão de Morio Higaonna
Muitos estudantes dos Estados Unidos que faziam parte da organização dele não conseguiam entender a versão de Morio Higaonna de quem era o sucessor de Chojun Miyagi e quem era seu verdadeiro professor. Higaonna sempre afirmou que Aniichi Miyagi (sem relação com o fundador Chojun Miyagi) foi seu professor e sucessor de Chojun Miyagi.
Em uma entrevista na revista Fighting Arts No. 88, perguntaram a Higaonna quem ele achava ser o sucessor de Chojun Miyagi. A resposta de Higaonna foi “Minha opinião sincera sobre isso – e se eu estiver errado, estou pronto para mudar isso – é que o sucessor de Chojun Miyagi é Aniichi Miyagi.” Higaonna também afirma que Aniichi Miyagi treinou com Chojun Miyagi por apenas entre dois e cinco anos. Na época da morte de Chojun Miyagi, Aniichi Miyagi tinha apenas 22 anos.
Outra descoberta interessante foi que Morio Higaonna nunca recebeu uma graduação de Dan de seu professor, Aniichi Miyagi. Todos os Dan de Goju-Ryu foram recebidos de Eiichi Miyazato (ver 7º Dan na última classificação de Goju-Ryu). As graduações de 8º e 9º de Dan de Morio Higaonna eram de Yuchoku Higa, um instrutor de Shorin-Ryu com quem Higaonna nunca treinou.
Entrevista com Eiichi Miyazato
por Kent Moyer, 2001
Miyazato começou a treinar com Chojun Miyagi em 1935, aos 13 anos de idade. Miyazato também era muito ativo no Judo e foi o campeão do All Okinawan Judo. Miyazato shihan foi presidente da Federação de Judo de Okinawa. Ele estava no conselho de diretores do All Japan Karate-Do Goju-Kai. Miyazato foi 10º Dan/hanshi e diretor do maior dojo de Karate Goju-Ryu (Jundokan) em Okinawa. Em 1954, o treinamento foi retomado no “Chojun Miyagi garden dojo”. Em 1955, foi realizada uma assembleia geral e foi anunciado que Eiichi Miyazato seria o sucessor de Chojun Miyagi (ver carta de Koshin Iha para Chuck Merriman). Eiichi Miyazato, por causa de seu vasto conhecimento sobre o Karate Goju-Ryu e muitos anos treinando com Chojun Miyagi, formou o Jundokan e dedicou sua vida a promover o Karate-Do Goju-Ryu de Okinawa.
O Jundokan é uma organização pouco estruturada e não é motivada com um propósito de fazer dinheiro. Miyazato sensei considerava que, com base na filosofia de Chojun Miyagi, uma pessoa não deve ganhar dinheiro com o Karate. Miyazato acredita que uma pessoa deve cuidar de sua família, trabalho e, então, do Karate. As aulas de Jundokan são muito informais. Qualquer um pode entrar e se exercitar em seu próprio tempo. Muitos estudantes aprendem kata ou treinam em pequenos grupos com base em seus horários de trabalho. Eles são livres para treinar o tanto quanto quiserem no dojo. Miyazato sensei tem alguns dos melhores alunos de todo o mundo. Eles incluem Koshin Iha (10º Dan), Ted Yasuda (10º Dan), Chuck Merriman (8º Dan), Teruo Chinen (7º Dan) e Morio Higaonna (7º Dan).
Miyazato não tinha motivo para prejudicar alguém ou sua organização. Mas a história dele deve ser contada. Nos Estados Unidos, ouvimos as histórias de vários ex-alunos de Miyazato, mas hanshi Miayazato nunca foi capaz de contar o seu lado da história. Miyazato disse a este escritor que muitas pessoas vão a Okinawa fazendo as mesmas perguntas repetidas vezes. Espero que este artigo ajude as pessoas a entender a história verdadeira. Então aperte os cintos. Esta é a entrevista final com o grão-mestre Eiichi Miyazato.
- Qual é a sua opinião sobre o Karate de torneio e o treinamento cruzado com outras artes marciais?
EM Nos últimos anos, li artigos de revista sobre Karate de torneio (Shiai). Miyagi sensei e eu previmos que, para promover o Karate, precisamos realizar torneios. Eu pratico Karate há mais de 60 anos. Quando comecei o Karate, não havia equipamento de proteção. O equipamento de proteção permitirá que o aluno aprimore suas técnicas de kumite. Chojun Miyagi também recomendou o hojo-undo para fortalecer nosso corpo e todas as outras artes e esportes para melhorar nossa saúde. Ele nos disse que não devemos apenas treinar Karate, mas tentar outras artes, como o Judo e o Kendo. Se o seu corpo estiver forte com o treinamento em outras artes e com o hojo-undo, você será capaz de resistir a qualquer golpe ou chute no seu corpo. No mesmo aspecto, você poderá parar um atacante com um soco ou chute.
- Quanto tempo duravam as aulas de treinamento de Miyagi Sensei?
EM Naqueles dias, o treinamento durava entre duas e quatro horas e o treinamento era muito livre para ir e vir por conta própria. O maior número de estudantes que treinaria era de cerca de 10.
- A casa da família Miyagi estava no mesmo local antes da guerra?
EM É o mesmo local, mas uma casa diferente. Após a guerra, Miyagi Sensei ensinou em vários outros locais em Okinawa.
- Quem foram alguns dos alunos que treinaram antes da guerra?
EM A maioria dos estudantes antes da guerra morreu, abandonou o Karate ou foi morta durante a guerra em Okinawa. Em 1953, quando Chojun Miyagi morreu, todos os alunos veteranos realizaram reuniões para decidir o que fazer sobre o futuro do Karate Goju-Ryu. Muitos dos veteranos pararam de praticar por um longo período de tempo e não quiseram se envolver. Muitos deles esqueceram os kata ou nunca foram ensinados todos. Eu fui um dos poucos estudantes que tiveram a sorte de aprender todos os kata.
Este foi um período muito difícil para todos. Nosso grão-mestre de Goju-Ryu morreu de repente, não tínhamos água, eletricidade e algumas famílias estavam sem casa. Foi um período de sobrevivência em que nossa principal preocupação era com nossas famílias e fornecer alimento para elas. Não estava no Karate. Depois da guerra, Miyagi sensei me pediu para ensinar Karate na Academia de Polícia. Eu então me tornei assistente de Miyagi sensei. Eu também estava treinando Judo. A casa onde Miyagi nos ensinou não estava em boas condições. Eu circulei por aí e pedi dinheiro às pessoas para construir um bom dojo lá. Comecei a trabalhar muito duro para construir um dojo melhor para o meu professor, mas Miyagi morreu repentinamente. Na época anterior à morte de Miyagi, ele estava sob uma tremenda quantidade de estresse e pesar. Duas de suas filhas estavam no navio Tsushi Ma Maru, indo para o Japão continental. O navio foi atingido por uma bomba e afundou no mar. Seu terceiro filho, Jun, foi morto durante a guerra no Nanbu (seção sul) de Okinawa. O discípulo número um de Miyagi, Jinan Shinzato, também foi morto durante a guerra. Eu sinto que todo o estresse emocional foi parte da razão pela qual Miyagi sensei morreu de repente.
- Jinan Shinzato estava sendo preparado para ser o sucessor de Chojun Miyagi?
EM Não, mas ele era um aluno talentoso. Aos 44 anos, ele foi morto durante a guerra na aldeia de Kin.
- Qual foi a relação entre Chojun Miyagi e Higa Seiko?
EM Chojun Miyagi treinou com Kanryo Higaonna. Seiko Higa também foi aluno de Kanryo Higaonna até a morte de Higaonna em 1917. Higa se tornou aluno de Miyagi sensei. Ele treinou principalmente com Miyagi Sensei antes da guerra.
- Como Chojun Miyagi se sentia sobre ganhar dinheiro com o Karate?
EM Miyagi achava que uma pessoa não deveria ganhar dinheiro com o ensino de Karate. Kanryo Higaonna sensei achava o mesmo. Hoje, o Karate ficou distorcido, porque instrutores não qualificados, que treinaram apenas por um curto período de tempo, agora ganharam muito dinheiro abrindo dojo e promovendo estudantes. Muitos deles esqueceram alguns dos kata. Agora seria bastante embaraçoso para eles irem para seus ex-alunos juniores para reaprender um kata.
- Por que existe tanta diferença entre os kata de cada organização de Goju?
EM Por causa do que eu acabei de dizer. Existem grandes diferenças entre os professores que aprenderam apenas um pouco do nosso sistema em relação ao sistema Goju inteiro.
- Os kata eram ensinados de maneira diferente antes da guerra vs. depois da guerra?
EM Sim, muito diferente.
- Havia mais influência chinesa (técnicas de mãos abertas) antes da guerra?
EM Sim, os kata que fui ensinado e ensino no meu dojo representam o que foi ensinado após a guerra. O seu ex-professor, Morio Higaonna, treinou comigo neste dojo. Ele mudou os kata do que eram originalmente.
- Quem estava treinando com Miyagi no momento de sua morte? Meitoku Yagi? Aniichi Miyagi (sem relação com Chojun Miyagi)?
EM Yagi, sim. Aniichi Miyagi era meu aluno. Ele veio a Chojun Miyagi para estudar com ele, mas ele treinou apenas por um curto período de tempo e Chojun Miyagi morreu. Aniichi Miyagi veio treinar comigo. Ele treinou com Chojun Miyagi sob minha direção por talvez um ano. Durante esse período, se você somar o número de dias, chegaria a aproximadamente um mês treinado em um ano. Aniichi Miyagi nunca foi reconhecido como um estudante de Chojun Miyagi. Ele tinha apenas 22 anos na época da morte de Miyagi. Morio Higaonna tornou-se um bom amigo de Miyagi Aniichi para promover sua própria organização. Eu disse a Morio Higaonna para parar de tentar reescrever a história do Goju-Ryu. Recebi um telefonema de Morio Higaonna quando ele estava publicando seu primeiro livro. Ele me pediu para ajudá-lo, mas eu recusei, porque ele estava tentando promover Aniichi Miyagi e mudar a história do Goju-Ryu.
- Quanto tempo Aniichi Miyagi treinou no Jundokan e onde ele recebeu seu ranking de Dan?
EM Aniichi Miyagi treinou comigo por seis anos. Aniichi Miyagi trabalhava em um navio e não foi capaz de treinar com muita frequência. Eu o promovi para faixa-preta 6º Dan. (Miyazato me deu uma cópia desta promoção de Dan).
- Por que Aniichi Miyagi e Morio Higaonna deixaram o Jundokan?
EM Na sociedade Goju-Ryu, em Okinawa, poucos conhecem o nome Aniichi Miyagi. Ninguém além de Morio Higaonna já ouviu falar dele. Aniichi Miyagi deixou Okinawa há muitos anos e nunca mais voltou. Morio Higaonna estava em Tóquio na época em que Aniichi Miyagi deixou Okinawa. Morio estava ensinando no dojo Yoyogi. Ele veio a Okinawa no meu dojo me implorando para deixá-lo ganhar a vida ensinando Karate. Em Okinawa, 97% de todos os professores de Karate têm um emprego em período integral e não vivem do Karate. A mãe de Morio construiu um pequeno dojo em sua casa para ele ensinar. Morio não conseguiu muitos alunos e sua esposa, Alanna, voltou para a América. Ele então a seguiu. Sua mãe estava muito chateada. Morio também era casado com uma mulher de Okinawa, que eu apresentei a ele em uma ocasião. Ela também era uma estudante universitária.
- Nos livros e nos vídeos de Morio Higaonna, há uma linha direta de Kanryo Higaonna, Chojun Miyagi, para Aniichi Miyagi e para Morio Higaonna. Por que ele promove Aniichi Miyagi como sucessor e não o reconhece como professor?
EM Não é melhor para os negócios? Eu ensinei Morio desde o ensino médio. Eu direi diretamente. Aniichi Miyagi não pode dizer nada. Não importa o que Morio Higaonna escreva sobre Goju-Ryu, Aniichi Miyagi não dirá nada, porque ele sabe que o que ele e Morio fizeram não está correto. Todos os mestres de Karate de Okinawa nem sabem quem é Aniichi Miyagi. Eu disse a Aniichi Miyagi que ele não sabia nada sobre o Karate Goju-Ryu e deveria desistir.
- Como é percebido por outros mestres de Karate de Okinawa quando um aluno que treinou com você por muitos anos não reconhece que você é o professor dele?
EM Os mestres de Karate de Okinawa nunca reconhecerão sua presença em nenhuma função. Em Okinawa, os grandes mestres de Karate não querem se associar a Morio Higaonna e ninguém ouviu falar de Aniichi Miyagi. Entendo que, nos Estados Unidos, Morio realiza um torneio usando o nome de Chojun Miyagi. Morio morava perto da casa de Chojun Miyagi, é um costume de Okinawa visitar a casa e o túmulo de Miyagi e cumprimentar o Grão-Mestre. Eu visito e presto meu respeito ao Miyagi sensei duas vezes por semana. Perguntei-me por que Morio Higaonna não presta homenagem a Chojun Miyagi, especialmente porque ele mora tão perto de sua casa? Por favor, pergunte a Ken Miyagi (filho de Chojun Miyagi) que vive na casa do sensei quando você o visitar.
- Ouvi dizer que Morio Higaonna continua voltando ao Jundokan para tentar conversar com você. Por que ele faz isto?
EM Negócios! Se ele ainda está envolvido com o Jundokan e comigo, isso lhe traz credibilidade. Em um torneio All Japan Goju-Ryu em Tóquio, Japão, os principais mestres de Goju-Kai no evento confrontaram Morio. Eles perguntaram a Morio por que ele estava se promovendo como presidente mundial do Karate Goju-Ryu. Isso me causou alguns problemas porque eu era professor dele. (Isso foi confirmado por outro mestre de Goju-Ryu, Shuji Tasaki, 8º Dan Goju-Kai). Quando Morio chegava a Okinawa, ele tinha medo que eu o confrontasse com o incidente. Ele foi expulso da organização Goju-Kai.
- Quando Morio Higaonna deixou o Jundokan, que Dan ele era?
EM Eu nunca o expulsei do Jundokan. Ele tomou a decisão de sair várias vezes. Quando ele saiu, ele era 6º Dan. Uma vez depois, ele voltou ao meu dojo e me pediu para assinar para que ele fosse classificado como 7º Dan pela organização Goju-Kai. Senti pena dele e de seu desespero e assinei para ele receber seu 7º Dan (veja cópia deste registro). Ele nunca recebeu um grau de Dan de seu suposto professor, Aniichi Miyagi.
- Recentemente, foi anunciado que Hanshi Yuchoku Higa, um mestre de Shorin-Ryu que morreu, promoveu Morio Higaonna para o 9º Dan. Como está recebendo graduação de um mestre que ele nunca treinou e é também professor de um estilo de Karate diferente? Se seu professor era Aniichi Miyagi, por que Higaonna não recebeu nenhuma graduação dele?
EM Esse não é um problema para a pessoa que recebe a graduação? Não gosto de falar sobre o Sr. Yuchoku Higa, mas as pessoas me disseram que, antes que ele falecesse, ele estava dando muitos certificados de 10º Dan a instrutores do Japão continental. Nos círculos do budo, Morio Higaonna não tem idade para receber o certificado de 9º Dan. Este é um diploma honorário e você deve ter pelo menos 65 anos de idade. Não é concedido devido à capacidade técnica. Koshiki é uma cerimônia oficial que diz que você ensina Karate há muito tempo. Muitos professores estão aceitando uma alta graduação nas artes marciais e agora Morio também se tornou assim.
- O que você acha que aconteceu com Morio Higaonna que o levou a não seguir seus ensinamentos?
EM Eu acho que Aniichi Miyagi distorceu seu pensamento. Morio é o tipo de pessoa que precisa de alguém para ajudá-lo constantemente e que tenha mais conhecimento do que ele. A maioria de seus estudantes japoneses deixaram ele e sua organização.
- Em 1979, Morio Higaonna formou a organização I.O.G.K.F.. Qual era o relacionamento dele com Teruo Chinen?
EM Foi-me dito que eles eram companheiros de quarto juntos. Eles viveram juntos por muitos anos e eram como irmãos. Higaonna era veterano de Chinen no meu dojo.
- Na América, Morio Higaonna nos diz que Teruo Chinen era seu aluno. Isso é verdade?
EM Não. Eu ensinei Chinen e Higaonna quando eles estavam no ensino médio. Chinen, Higaonna e Aniichi Miyagi eram todos meus alunos. Todos sabem disso.
- Depois que Higaonna e Chinen romperam, Chinen voltou ao Jundokan para liderar sua organização nos Estados Unidos?
EM Chinen voltou ao Jundokan, mas quando ele foi para os Estados Unidos ele não era o principal instrutor do país. Ele usou esse título para ganhar dinheiro para iniciar sua própria organização Jundokan nos EUA.
- O que seus alunos que treinaram com Morio Higaonna pensam sobre ele?
EM Muitos estudantes do dojo que treinaram com Higaonna ouvem todas as histórias sobre ele. Eles têm dificuldade em lidar com ele. Quando ouvem histórias sobre Higaonna recebendo o 9º Dan, isso significa que Higaonna fará qualquer coisa para conseguir o que deseja. Eles acham que é loucura.
- No artigo da revista Budo nos EUA, é dito que Teruo Chinen treinou com Chojun Miyagi por dois anos. Isso é verdade?
EM Foi o que eu disse antes – ele precisava se promover para o povo americano, então ele decidiu dizer que treinava com Miyagi sensei (Eu fiz a mesma pergunta a Ken Miyagi. Ken Miyagi me disse que Teruo Chinen nunca treinou com seu pai Chojun Miyagi). Há muita coisa acontecendo com o que Higaonna e Chinen estão dizendo e a única razão pela qual estou falando sobre isso é porque você está me perguntando. Essas perguntas que você faz sobre Higaonna e Chinen e o que elas dizem ao povo americano são mentiras. Se ambos estivessem no meu dojo sentados seiza, ambos não poderiam me olhar na cara. Quando Morio Higaonna chegou a este dojo, ele me disse: meu pai morreu e minha mãe é muito pobre, então não tenho dinheiro para treinar. Por favor, deixe-me treinar aqui. Então eu permiti que ele treinasse de graça. A mãe de Morio disse a ele que “Miyazato sensei foi muito bom com você e, em troca, você sempre deve mostrar seu respeito por ele e visitá-lo”. Ele vinha me visitar e sentava-se seiza do lado de fora do meu dojo. Fui vê-lo e disse a Higaonna para não voltar ao meu dojo.
- Você conheceu a esposa de Morio Higaonna, Alanna?
EM Não, mas ela contou a um aluno meu que disse para o Teruo Chinen “Por que você não pega uma graduação de Dan com meu marido, Morio?” Chinen respondeu: “Por que eu deveria pegar uma graduação sob Higaonna? Eu não sou aluno dele. Meu mestre é Miyazato Sensei.” Uma das últimas vezes em que Morio visitou meu dojo, ele afirmou que iria escrever um livro sobre a história de Goju-Ryu e queria que eu estivesse envolvido no livro e minha cooperação. Eu disse a ele “não”. Há muitas pessoas que estão deixando as duas organizações deles para serem afiliadas aos Jundokan.
- Quando Teruo Chinen deixou o Jundokan?
EM Em 1993, Chinen veio ao nossa comemoração do 40º ano de dojo. Eu confrontei Chinen sobre alteração de certificados Dan. Enviei-lhe uma carta em 11 de novembro de 1994, encerrando seu relacionamento com os Jundokan. Ele não é mais afiliado a mim ou a Jundokan. Ele é uma desgraça.
- O que você recomenda aos karateka Goju-Ryu dos EUA que procuram afiliação a uma organização de Goju-Ryu?
EM Se você quiser aprender o verdadeiro Karate de Okinawa, eles devem entrar em contato com a nossa organização e vir a Okinawa para treinar no dojo. Okinawa está muito perto do resto do mundo. Muitos estudantes de Higaonna e Chinen me fazem as mesmas perguntas sobre seus antecedentes e a história do Goju-Ryu. Mas é sempre um inconveniente para mim responder as mesmas perguntas repetidamente.
- Morio Higaonna foi expulso da organização All Japan Karate-Do Goju-Kai?
EM Sim. Depois de sair promovendo a si próprio como o presidente mundial do Karate Goju-Ryu, os maiores mestres de Goju-Kai o confrontaram. Disseram-lhe para trazer prova de sua nomeação e quem eram os mestres que fazem parte de seu conselho de administração. Ele não sabia o nome de ninguém e então eles o expulsaram (os mestres de Goju-Kai, Shoji Tasaki e Takeshi Uchiage, que são membros da organização, confirmaram isso).
- Como isso é percebido em uma organização de Karate de Okinawa: Se uma pessoa entrar em sua organização em um determinado nível de Dan e você pedir que ela faça um exame e não diz a ela o que você está testando. Então você atribui ao aluno um Dan de nível inferior. Qual a sua opinião sobre o que esse instrutor está fazendo?
EM Todo mundo é diferente. Mas a graduação de Dan não é apenas uma habilidade técnica do aluno. À medida que um aluno se torna maior na classificação de Dan, é honroso. O que é estranho para mim é Morio Higaonna aceitando o 8º e 9º Dan de um instrutor de Shorin-Ryu com o qual nunca treinou. O que aconteceu com seu professor Aniichi Miyagi? Quando uma pessoa quer promover seu estilo, é OK receber graduações honorárias de um instrutor no mesmo estilo. Mas se o motivo é ganhar dinheiro, não é bom. Se Morio Higaonna promove um aluno a um nível mais baixo do que sua graduação de Dan de outra organização, não é uma coisa positiva a se fazer. Morio não reconhece o trabalho duro de seu aluno em treinar com outra pessoa por muitos anos. O sentimento do coração é o elemento mais importante do treinamento e você não pode comprar o coração de outra pessoa.
Comentários finais de Miyazato sensei
Por favor, ao escrever este artigo, pense antes de escrever, porque Morio Hiagaonna está ficando mais velho e isso pode prejudicar sua organização. É muito triste fazer isso com ele. Diga a ele pessoalmente que você foi ao dojo de Miyazato Sensei para ouvir a verdade e não prejudicá-lo, mas você só queria a verdade.
Comentário final do autor
Enquanto escrevia este artigo, fiquei muito triste com a morte do grão-mestre Eiichi Miyazato. Ele foi um dos maiores mestres que pude conhecer e treinar no seu dojo. Eu estava com meu primeiro mestre de Goju-Ryu, kyoshi Chuck Merriman, logo após o falecimento de Miyazato sensei. Merriman sensei fez tudo o que pôde para ir a Okinawa para o funeral de Miyazato. Admiro o que Merriman sensei fez por seu professor, Eiichi Miyazato. Merriman Sensei participou do funeral de Sensei Miyazato em Okinawa, Japão.
Miyazato sensei era um homem muito simples. Ele não procurava capas de revistas, fazia grandes somas de dinheiro ou queria o poder de administrar uma grande organização de Karate. Ele realmente praticou os ensinamentos de Chojun Miyagi. Simples, direto e descomplicado. Apenas divirta-se treinando. Foi isso que Miyazato sensei fez todos os dias em seu dojo em Okinawa até sua morte. Miyazato gostava de ensinar Karate para quem quisesse aprender.
Autor: Kent Moyer é Nandan/Kyoshi no Okinawa Goju-Ryu Karate. Ele é o diretor nos EUA do International Okinawan Goju-Ryu Karate, Kobudo Ken Shi Kai em Los Angeles, Califórnia. Moyer é o aluno veterano do kyoshi Tetsuhiro Hokama em Okinawa, Japão.