TRADUÇÃO: Sobre a possível nova foto de Itosu Ankō

Sabe o senhor de bigode na imagem acima, que todo mundo identifica como Anko Itosu? Ocorre que, no início de 2019, um pesquisador de Okinawa descobriu que a foto na verdade é de um instrutor de kendo chamado Miyake Sango (leia mais sobre isso aqui).

Em setembro do mesmo ano, o mesmo pesquisador encontrou uma outra foto, de um senhor de barba, que poderia ser Itosu, de acordo com algumas pistas históricas e de como ele era descrito. Mas, por enquanto, nada definitivo. Abaixo, segue tradução de artigo publicado sobre essa pesquisa.

Tradução do texto “About the estimated new photo of Itosu Ankō“, publicado pelo Okinawa Karate Information Center (OKIC) em 13/9/2019

Em 12 de setembro, a Divisão de Promoção do Karate da Prefeitura de Okinawa lançou uma nova exposição especial dentro da sala de exposições especiais do Okinawa Karate Kaikan. O evento é intitulado “Passar adiante e espalhar o Karate!”

Na celebração da abertura, uma palestra intitulada “Uma nova hipótese sobre a foto de Itosu Ankō” foi dada pelo funcionário de meio-período e pesquisador de Karate na Divisão de Promoção de Karate, Nakamura Akira. Estamos introduzindo o conteúdo da palestra com base nos documentos produzidos durante a palestra.

Após um anúncio na Academia de Karate de Okinawa, realizada em março deste ano (Veja: Itosu Ankō – Re-examination of the photo), o Sr. Nakamura continuou a coletar e verificar materiais fotográficos. No final de março, ele notou que havia muitos materiais históricos relacionados a Okinawa na coleção Nakajō Bunko preservados na Biblioteca da cidade de Kochi (também conhecida como Biblioteca Otepia Kochi).

O Nakajō Bunko é uma coleção feita de documentos antigos da família Nakajō, uma antiga família da Prefeitura de Kochi. Nakajō Naomasa (1868-1925) foi professor na Escola Secundária da Prefeitura de Okinawa. Segundo a pesquisa de Nakamura, ele pode ter sido o primeiro não-okinawano a aprender Karate (1).

À medida que a investigação prosseguia, descobriu-se que havia 45 fotografias relacionadas a Okinawa na coleção. Entre elas, foram encontradas cinco fotografias relacionadas a escola, intituladas “Professores e alunos do ensino médio da província de Okinawa”.

A partir daí, o Sr. Nakamura conduziu uma investigação detalhada com base nas pessoas presentes nas fotos e descobriu o ano em que cada fotografia foi tirada.

O resultado de seus estudos mostra que as cinco fotos são da 15ª a 19ª cerimônia de graduação da escola, de março de 1903 a março de 1907. Parece que a presença de Henry Amoore (2), professor de inglês por três anos a partir de 1905, foi a dica que permitiu o estabelecimento da cronologia das fotografias.

De acordo com a história da escola secundária da província de Okinawa, o ensino de Karate com Itosu como professor de Karate começou em janeiro de 1905. Existe, portanto, a possibilidade de ele aparecer em uma foto de formatura após a 17ª cerimônia de formatura de março de 1905. Portanto, 3 das 5 fotos encontradas são objetos de análise. Em duas delas, não pode ser encontrada em lugar algum uma pessoa que poderia ser estimada como Itosu.

Nascido em 1831, Itosu Ankō tinha 74 anos em 1905, e só há uma pessoa que pode ser vista como alguém a dessa idade. Olhando para a foto da 17ª graduação, datada de 1905, Nakamura determinou que a pessoa que estava localizada na extrema direita da segunda fila, usando uma bengala na mão direita, é esse homem. Ou seja, Itosu Ankō.

No entanto, essa pessoa não foi confirmada em fotos de graduação após 1908. Em suas memórias, Kamimura Kōtarō, que se formou em 1907, lembra que Itosu era um “homem venerável de 80 anos com as costas arqueadas e que andava com uma bengala”. Tanto quanto se pode ver, não há outro homem que corresponda a essa descrição. Essa lembrança de Kamimura aumenta ainda mais a probabilidade do comentário “este é o homem conhecido como Itosu Ankō”.

Itosu Noboru (76), bisneto de Itosu Ankō foi à palestra. Embora não seja karateca, ele comentou: “Ouvi dizer que meu bisavô era uma pessoa que odiava conflitos. Fico feliz que a foto tenha sido encontrada e espero que seja confirmada em breve “.

(1) De acordo com a pesquisa de Nakamura, o Sr. Nakajō residiu em Okinawa de 1902 a 1907. Nakayoshi Yoshimitsu escreveu um artigo intitulado “O fundador da ginástica de Karate, orgulho do ensino médio – motivação do nosso membro – Em homenagem ao nosso colega Sr. Matsuda” (‘Yoshu’ Nº. 35 de 1934). Nele, ele lembra: “Primeiramente, quando o Karate foi incluído na escola sob o ensinamento do mestre de Karate moderno, o venerável Itosu, os funcionários foram treinados primeiro. O treinamento entusiasmado mostrado pelo vice-diretor na época, Nakajō sensei, tornou-se famoso entre todos os estudantes ”. Além disso, Yamauchi Seihin declarou em “Karate Zuisō – ensaios” (‘Gekkan Karatedō’ Vol. 1, Nº 3 de 1956) “Uma pessoa pequena e desajeitada, Nakajō foi vice-diretor. Embora ele não fosse particularmente talentoso em Karate, seu zelo foi impressionante. ”

(2) De acordo com a placa de informação colocada no Cemitério Internacional de Tomari pela Divisão de Propriedade Cultural da Cidade de Naha, o inglês Henry Amoore era professor de inglês na Escola Secundária da Prefeitura de Okinawa em 1908. Em seu túmulo está gravado em inglês “Nascido em 20 de junho de 1840 – falecido em 16 de fevereiro de 1908 – professor da escola secundária da província de Okinawa ”.

Leia  também: TRADUÇÃO: A foto de Itosu Ankō mostra uma pessoa diferente?