TRADUÇÃO: A foto de Itosu Ankō mostra uma pessoa diferente?

Texto original por Andreas Quast, como “Does the photo of Itosu Ankō show a different person?”, publicado no site ryukyu-bugei.com em 2/3/2019.


[Segue aqui a minha tradução do artigo de jornal: Arakaki Ryōko: “A foto de Itosu Ankō mostra uma pessoa diferente?” Em: Okinawa Times, 2 de março de 2019, sábado, nº 25159 (edição diária). Muito obrigado a Motobu Naoki Shihan do Motobu-ryu pela revisão e correções.]


A foto de Itosu Ankō mostra uma pessoa diferente?

Itosu criou o protótipo do Karate moderno. Inspeção de materiais fotográficos leva à “correção de fatos”.

Há uma fotografia mostrando um homem considerado como sendo Itosu Ankō (1831-1915), que esteve ativo desde a era do reino de Ryukyu e que criou o protótipo do Karate moderno. No que diz respeito a esta fotografia, foi descoberto em 1º de março [2019] que há uma grande possibilidade de que a foto mostre uma pessoa diferente. Essa foto foi encontrada em 2006 entre documentos relacionados a Karate que pertenciam a um homem (já falecido), então morador da prefeitura de Kanagawa, que era aluno de um discípulo de Itosu. Desde aquela época a foto se espalhou amplamente e passou a ser considerada como mostrando o próprio Itosu.

Uma vez que a fotografia está armazenada na Biblioteca da Prefeitura de Okinawa e como também foi apresentada em exposições e imagens no Okinawa Karate Kaikan na cidade de Tomigusuku, um funcionário da prefeitura diz: “Vamos compartilhar as novas informações no mundo do Karate. Se houve um erro e as coisas apontarem para outra pessoa além da Itosu, temos que corrigir isso!”

Em 1º de março, em uma reunião de pesquisa da Divisão de Promoção de Karate da Prefeitura, chamada “Academia de Karate de Okinawa”, realizada no escritório do governo da prefeitura, Nakamura Akira (45 anos), que trabalha meio-período no departamento e estuda a história de Ryukyu, identificou a pessoa na foto.

Características do idoso na fotografia são que ele usa um hakama e tem um bigode branco. Nakamura san confirmou outras sete fotografias do mesmo período mostrando o mesmo homem. Entre elas, em uma foto de formatura de 1910, publicada na revista da Faculdade de Professores da Prefeitura de Okinawa (de posse da Biblioteca da Universidade Ryukyu), o homem mencionado é descrito como “Miyake sensei“. Além disso, o homem foi encontrado também em uma foto de grupo de membros da polícia da prefeitura. Como resultado de investigação dos registros da equipe policial da prefeitura e outros materiais da época, concluiu-se que a pessoa na foto é Miyake Sango (1847 – data da morte desconhecida), que nasceu na prefeitura de Miyazaki. Depois de ter participado da Rebelião Satsuma (uma revolta de 1877 em Satsuma liderada por Saigō Takamori), Miyake veio para Okinawa e serviu como professor de Gekken (uma forma original de Kendo) na Faculdade de Professores da Prefeitura (Shuri) e na Escola de Ensino Fundamental da Prefeitura (Shuri), bem como na polícia da prefeitura.

Em sua edição de julho de 2006, a revista “Monthly Karatedō” (agora descontinuada) relatou uma “grande descoberta histórica”, se referindo à fotografia acima. Em seu centro pode ser visto um homem com um bigode. Este homem foi considerado como sendo Itosu Ankō. Na ocasião, o Okinawa Times também veiculou notícia, mas o homem de bigode foi agora identificado como sendo uma pessoa diferente, a saber, Miyake Sango.

Sobre Itosu, por muito tempo havia apenas um retrato dele. A descoberta fotográfica de 2006, que parece ter sido principalmente identificada com base na tradição oral, foi reexaminada por Nakamura san.

Atualmente, na “Enciclopédia de Karate e Kobudō de Okinawa”, assim como em várias revistas, esta foto é [ainda] apresentada como mostrando Itosu Ankō. Por causa disso, Nakamura san demonstra desejo de encontrar uma foto real de Itosu, buscando novos materiais históricos e entrevistando pessoas [do mundo do Karate ou parentes de Itosu].

Miyake Sango com membros da polícia da prefeitura.

O ex-presidente da Universidade de Arte da Prefeitura e professor de Karate de Okinawa Miyagi Tokumasa (79 anos) disse: “Concordo com a verificação minuciosa. Não se pode falar sobre a história do Karate de Okinawa sem falar em Itosu. É necessário corrigir os fatos.” Tetsuo Yamakawa, chefe de seção da Divisão de Promoção de Karate da Prefeitura, afirmou: “Como pretendemos registrar o Karate de Okinawa como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, o aprofundamento dessa pesquisa acadêmica será uma inspiração para o mundo do Karate.”

LEIA TAMBÉM
TRADUÇÃO: Sobre a possível nova foto de Itosu Ankō